top of page

COMO ESCOLHER O SOFÁ PERFEITO


Sofás costumam ser uma das principais atrações de uma sala. Procurar por um modelo confortável e bonito nem sempre é uma tarefa fácil. Os modelos confortáveis muitas vezes acabam tendo um aspecto grosseiro e isso pode acabar deixando sua sala com uma cara muito “normal”. Para fugir do padrão, veja algumas dicas que fazem toda a diferença para deixar sua sala incrível!


ESCOLHA O TIPO DE SOFÁ IDEAL PARA VOCÊ

Você gosta do modelo de assentos fixos ou retráteis? Faça a opção baseada no seu estilo de vida. Se tiver uma família, é provável que você goste de ficar jogado com os filhos vendo filme, mas se você for mais de receber amigos, talvez um modelo de sofá-cama te ajude a acomodá-los para passar a noite.

Se nenhum dos dois for o seu caso, procure um sofá tradicional, com assentos fixos e complemente o ambiente com puffs para que você possa esticar os pés.


O DESIGN ESTÁ NOS DETALHES

O mais difícil na hora de escolher o seu sofá é ele ter um desenho bonito, já que a maioria dos modelos no mercado tem um volume muito grande, tornando os braços e as costas desproporcionais em relação ao todo. Não há bem uma regra, é uma questão de preferência estética. A grande questão é não cair no mesmismo. Se você viu esse modelo de sofá em todas as lojas, então provavelmente é um sofá mais-do-mesmo.

Uma dica para sair do tradicional é reparar se a base do sofá está encostada no chão. Modelos suspensos indicam que tiveram uma preocupação a mais no design e dão um ar de elegância.

Não tenha medo se ele não tiver aquele braços largos para apoiar coisas. Se você escolher sofás com braços estreitos, você sempre pode ter um apoio em mesas laterais.

Detalhes no tecido, como capitonês, são muito legais, mas cuidado: é interessante que a padronagem desses elementos não seja exagerada, porque pode ser um ponto de acúmulo de sujeira.


CORES E TEXTURAS

Cuidado com cores chamativas, pois sofás geralmente são itens comprados para a vida inteira. Pode ser que você enjoe rápido de uma opção muito colorida ou que ela saia de moda em breve. Busque cores neutras, inclusive para ajudar a compor com outros itens da sua sala. Cinza ou bege claro costumam dar um aspecto leve à sua sala e podem ser protegidos com impermeabilização adequada.


ONDE COMPRAR

Você pode encontrar sofás em várias lojas, inclusive as de bairro. Mas se estiver procurando por modelos bonitos para comprar ou apenas se inspirar, busque os modelos da Lider Interiores, uma loja com produtos de qualidade e com um design que combinam muito bem em qualquer ambiente.


BUSQUE A AJUDA DE UM PROFISSIONAL

Fonte: Casa U Arquitetura

Ainda na dúvida? Procure um profissional de arquitetura ou design de interiores para te ajudar. Se quiser, confira os nossos serviços de projeto online para ter um atendimento exclusivo e personalizado. Você terá a chance de ver um modelo de sofá aplicado no ambiente antes de mesmo de compra-lo. Conte conosco!


Até a próxima!

bottom of page