top of page

04 COISAS PARA NÃO FAZER AO DECORAR UMA SALA

Nós sabemos que decorar uma sala não é uma tarefa fácil. São tantas opções que fica difícil decidir qual caminho seguir, que estilo explorar e quais as verdadeiras necessidades do dia-a-dia. Mesmo com tantas possibilidades, existem algumas dicas do que não fazer, caso você vai decorar a sua sala por conta própria. Listamos abaixo 04 coisas para não fazer ao decorar a sua sala. Note que essas não são regras, mas apenas sugestões caso você não esteja acompanhado por um profissional da área.


1. Não considerar os outros móveis da sua sala

Pensar fora da caixa é bem legal e faz bem. Mas se você não tiver um bom gosto acima da média, pode acabar se dando mal quando a questão é decoração. O problema está quando você não busca combinar nada com nada e acaba deixando sua sala sem uma linguagem coesa. É importante ter uma lógica na hora de escolher o seu mobiliário, o que significa utilizar acabamentos, cores e materiais que conversam entre si para não ter erro no final. Se for utilizar madeira, por exemplo, tenha certeza de estar usando em mais de um item, assim você cria conjuntos e dá razão daquelas peças estarem ali. Isso também se aplica caso você queira usar uma cor ou outros tipos de materiais. Procure ter sempre um conjunto coeso, caso contrário sua casa pode acabar parecendo um mostruário de loja.


2. Paredes vazias

Se quiser facilidade ao criar a sua sala do zero, a dica que te dou é: crie uma base neutra, mas não pare por aí. Escolha uma parede para criar um tratamento bacana com papel de parede ou textura. Se não gostar de nenhum dos dois, inclua um quadro, isso trará mais personalidade à sua casa e ajudará a contar um pouco da personalidade dos moradores. As paredes também são área útil e é um desperdício deixa-las vazias.


3. Lotar de mobílias

Os itens básicos de uma sala são: sofá, poltrona, rack, mesa de jantar e cadeiras. Qualquer coisa além disso é opcional e pode ser descartado em nome da boa circulação e de um bom conforto visual. Muitas pessoas pecam pelo excesso desmedido, colocando tudo o que tem direito em um espaço reduzido. Cristaleiras, buffets, aparadores, etc, são itens que podem ser inseridos como complemento, mas precisam ser bem posicionados para não parecer que estão ocupando espaço valioso na sua casa.


4. Utilizar apenas um ponto de luz

Você não precisa fazer grandes investimentos em iluminação, mas se você quer uma dica fácil, um pendente e um abajur ajudam a criar novos cenários na sua sala, tornando-a mais aconchegante e interessante. Uma dica extra é evitar luzes brancas - procure utilizar luz neutra na iluminação geral e amarelas nos detalhes, assim você poderá criar diferentes climas de acordo com a ocasião.


Essas foram as nossas 04 dias do que não fazer ao decorar a sua sala. Concorda ou discorda? Deixe um comentário e contribua com a discussão!


Até a próxima!

bottom of page