10 DICAS DE COMO DECORAR UMA SALA

Atualizado: 22 de Jun de 2019

Dá uma olhada nessa lista preparada especialmente para te ajudar a decorar a sua sala dos sonhos. Vai começar do zero ou vai usar itens existentes? Seja qual for o seu caso, aqui você vai achar ótimas dicas para saber pode onde começar.


1. Base neutra

A primeira dica é utilizar o que chamamos de base neutra, ou seja, uma composição de piso e paredes com tons neutros e sem muitos detalhes. Para os pisos, podem ser considerados porcelanatos sem muitos detalhes, madeira ou tons cimentícios. Isso vai te ajudar a focar no mobiliário, para só depois voltar a dar uma atenção especial a alguma parede. Uma base neutra significa um plano de fundo que dá destaque às peças de design, ao invés de conflitarem ou tirarem o foco delas.


2. Sofá no tamanho certo

Respeite o tamanho da sua sala: um sofá de três lugares é geralmente o ideal para uma casa de até 4 pessoas, podendo ter outros lugares distribuídos em poltronas ou bancos. Não tenha medo de deixar um canto na sua sala para mesas laterais ou de apoio, elas vão ajudar a emoldurar o seu sofá e a limitar o tamanho dele.


3. Poltronas

Poltronas geralmente são usadas como um apoio ou um canto para leitura, mas deve-se ter muito cuidado para não acabarem ocupando espaço precioso de circulação. Uma coisa que acontece frequentemente em casas super-lotadas com poltras é os moradores esbarrarem o dedinho do pé. Além da dor, a peça fica saindo do lugar e pode esbarrar em outros itens. Escolha uma poltrona com um design bacana e deixe-a em evidência, valorizando sua sala.


4. Racks com nichos

Parece óbvio, mas não é. Procure colocar os aparelhos da sua televisão em um rack com nicho. Isso vai ajudar a esconder a bagunça dos fios, deixando apenas a frente deles exposto. Se quiser, invista em um rack feito especialmente para você, com um painel clean e, quem sabe, um vidro reflecta, que esconde os aparelhos ao mesmo tempo que permite o uso do controle remoto.


5. Mesa de jantar e suas cadeiras são um conjunto

Serem um conjunto não significa que precisam ser compradas juntas, mas sim que são um volume único que devem chamar a atenção juntos. Se quiser uma opção segura, utilize cadeiras de encosto baixo que vão permitir vislumbrar a beleza da mesa, ao invés de escondê-la. Encostos baixos também dão maior visibilidade para a sua sala, sem serem obstáculos para o que há nela.


6. Invista em um pendente

Uma das melhores formas de valorizar o seu ambiente é utilizar um pendente para a mesa de jantar. Existem muitos modelos disponíveis, dos designs clean até o os mais extravagantes. A verdade é que o pendente diz um pouco sobre os moradores e tem o poder de levantar o astral de uma sala com sua própria beleza.


7. Uma parede especial

Depois de montada a sua sala, escolha uma parede de destaque e utilize um papel de parede, uma cor ou uma textura. Isso também passa bastante da personalidade. Se for chique, utilize um papel de parede. Mas evite desenhos, procure por uma textura de tecido ou de material natural. Se for despojado, utilize uma textura de cimento queimado ou uma cor fechada, como um azul petróleo. Evite cores vivas para não enjoar rápido.


8. Cores e brilho estão nos detalhes

Depois de montada a sua sala, ouse nos adornos. Almofadas, tapetes, objetos de decoração. Esses sim são parte da sua personalidade e devem explorar as diversas facetas do seu estilo de vida. Dourado, prata, colorido, etc, é hora de você perder as estribeiras. A única preocupação que você tem que ter é de equilibrar a posição de objetos de mesmo acabamento. Por exemplo, evite usar mais de um item prata em cima do seu rack, a não ser que sejam de um conjunto. Prefira esses itens espalhados para gerar um equilíbrio visual.


9. Iluminação

Se quiser dar ainda mais vida à sua sala, invista em uma iluminação bacana. O pendente já é por si só um grande ponto focal, mas você pode incrementar o conjunto de luminárias utilizando outros itens, como balizadores, trilhos ou spots direcionáveis. Esses itens podem valorizar o trabalho especial que você fez na parede ou realçar um item de decoração, como um quadro ou uma escultura. Hoje as lâmpadas são de LED, que economizam energia


10. Blackout e voal, a dupla perfeita


Quem não gosta de uma sala escurinha pra ver um filme? Pra isso geralmente se utiliza blackouts, tecidos grossos que barram a luz do sol. Mas geralmente essas cortinas são grosseiras, por isso um macete é utilizar uma camada a mais de tecido voal, que trará leveza ao conjunto.


E aí, curtiu as dicas? Deixe nos comentários a sua opinião!

Até a próxima!

0 visualização

Acesse:

  • Casa U Arquitetura
  • Casa U Arquitetura
  • Casa U Arquitetura

CASA U ARQUITETURA LTDA.

CNPJ: 32.988.918/0001-87

Av. Nsa. Sra. dos Navegantes, 2000 - Serra, ES

(27) 9 8851 7525 | (27) 9 9849 5188

casauarquitetura@gmail.com

Casa U Arquitetura © Todos os direitos reservados