COMO DECORAR UMA SALA - O GUIA

Atualizado: 22 de Jun de 2019

Nesse post vamos apontar os principais aspectos que consideramos ao decorar uma sala de estar e jantar.

A sala é composta basicamente por sofás, poltronas, rack de televisão, mesa de jantar e cadeiras. Também podem constar outros itens como buffet, aparadores, cristaleiras, estantes, prateleiras e balcões para bar, mas decidimos abordar estes em outro post mais aprofundado. Aqui vamos abordar os itens essenciais e como preparar uma sala incrível usado somente eles.


A BASE NEUTRA: PISO E PINTURA

A primeira coisa ao se preparar qualquer ambiente é prestar atenção à base que o compõe. Em geral, para criar uma sala utilizamos porcelanato nos pisos e uma pintura clara nas paredes, mas podemos também explorar a opção de pisos amadeirados e detalhes em textura ou papel de parede.

Atualmente está em alta o uso de paredes com um cinza claro, como a cor Crômio, da Suvinil. Em paredes extensas e de destaque, como a da televisão ou atrás do sofá, pode-se utilizar uma textura Mamoratto Suvinil em cinza, para imitar o efeito de cimento queimado. Uma outra opção é utilizar um papel de parede. Mas cuidado: o papel de parede não pode ser chamativo! Costumamos indicar uma opção que imite linho com uma tonalidade que combine com outros itens da sala, como o sofá, para criar um plano de fundo interessante e diferente.

Para o piso, evite utilizar opções muito lisas, pois elas evidenciam muito a sujeira. Qualquer fio de cabelo se sobressai em pisos como esses. Nesse caso, opte por pisos que imitem um mármore com veios discretos, isso ajudará a mascarar aquela sujeira do dia-a-dia até a hora de você buscar uma vassoura ou um pano. Outra ótima opção é usar piso de madeira ou similares, como o laminado ou o vinílico. Vamos abordar a diferença entre eles em outro post. Os pisos de madeira são ótimos para esconder a sujeira e são fáceis de limpar, mas tem a desvantagem de não aguentarem muita água, além de exigirem um cuidado a mais na hora de escolher a cor para não deixar o seu ambiente muito escuro.


A ESTRELA DA SALA: O SOFÁ

Este é o item que você não deve economizar. Ele representa um excelente investimento que pode durar a vida inteira. Uma dica é fazer a impermeabilização do tecido para ajudar a conservar ainda mais.

Opte por cores clara, também neutras. Se quiser ousar com uma cor, fique a vontade, mas cuidado para não destoar de todo o resto. Se você quer segurança, opte por um cinza ou bege.

Arquitetos e decoradores costumam passar longe dos retráteis, por eles sempre parecerem um trambolhão gigante. A verdade é que você consegue achar ótimos modelos, mas deve ter uma certa paciência. Opte por opções que não tenham braços e costas muito grandes, invista em algo com um design mais leve e charmoso.

Cuidado com o tamanho do sofá: ele pode ser desproporcional para a sua sala. Geralmente sofás de 3 lugares são ótimas opções para salas com até 4 moradores, pois nem sempre todas ficam juntas ao mesmo tempo e uma pessoa pode sempre optar por ficar em uma poltrona lateral.

Sobre o material, as opções básicas são couro sintético e tecido. O couro costuma esquentar bastante em contato direto com a pele, o que pode ser uma ideia ruim para lugares quentes. Em compensação são bastante resistentes e duráveis por não mancharem facilmente. Apesar disso podem rasgar. Eu particularmente costumo indicar tecidos finos e fazer uma impermeabilização, por ser mais confortável ao toque. Mas isso também é uma questão muito pessoal de gosto.


O LOCAL DE REUNIÃO: A MESA DE JANTAR

Mesas de jantar são um dos maiores desafios para arquitetos e decoradores, por ter diversas opções no mercado. A verdade é que há sempre a ideal para cada tipo de espaço. Mesas quadradas, redondas, retangulares, ovais, as opções parecem infinitas.

Mesas redondas servem muito bem a locais apertados, pois o fato de não terem quinas dá a oportunidade de acomodar mais pessoas quando necessário. Nesse caso tenha sempre um banquinho ou um seatgarden a mais. Isso serve também para mesas ovais.

Mesas quadradas e retangulares são boas caso você tenha espaço suficiente para circulação. Uma opção é encostá-las na parede, o que remove um lugar, mas dependendo da configuração do ambiente, ajuda bastante na circulação. Fique atento para a proporção do espaço.

Sobre os materiais, existem várias opções, mas as mais comuns são: vidro, madeira e pintura branca. Vidros e acabamentos brilhantes marcam bastante, o que exige uma passada de pano sempre que acabar de ser usada. As de pintura branca costumam ser delicadas e podem riscar ou manchar facilmente, o que também exige um certo cuidado. As com melhor manutenção são as de madeira, principalmente as rústicas, uma vez que costumam aparecer menos sujeiras e, caso haja alguma imperfeição, podem fazer parte da sua beleza.

Confira abaixo a regra de tamanho das mesas pela quantidade de lugares.


CADEIRAS: BELEZA E CONFORTO

Novamente, se quiser permanecer seguro, utilize tecidos com cores claras. Procure compor com a cor do sofá para criar um conjunto.

A cadeira pode ter um design diferente. Acho um desperdício comprar cadeiras totalmente retas no modelo mais básico possível. Dê uma chance para as cadeiras com costas baixas, de madeira ou encapadas com tecido. A grande questão é que a mesa e as cadeiras devem criar um volume único e bonito. Costas grandes acabam escondendo a beleza da mesa, ao invés de exaltá-la.

Telinhas também são ótimas opções no encosto, deixam o ambiente bastante arrumado, mas também existem as opções de encosto estofado, que podem deixar a casa com um ar mais chique. Procure um design bacana e você não vai se arrepender.


RACKS: O APOIO QUE VOCÊ PRECISA

Rack são feitos para apoiar os aparelhos e, em muitos casos, a própria televisão.

Suspensos ou apoiados no chão, os racks mais interessantes são aqueles que têm um nicho para colocar os aparelhos e esconder os fios. Muitas vezes os racks são acompanhados de painéis para passar o fio da televisão, que estará suspensa. Opte por desenhos cleans, sem muitos detalhes, porque, se não for especialmente desenhado para você, vai acabar parecendo uma tentativa frustrada de design e, em alguns casos, até cafona.


POLTRONAS, UM LUGAR A MAIS

Para apartamentos de tamanho padrão, não há necessidade de ter mais de duas poltronas na sua sala. Uma já dá um charme a mais, criando um canto para leitura ou um suporte para mais convidados. Essa também é uma peça que merece um design bacana. Uma ideia segura é combinar com os tecidos do sofá e/ou das cadeiras, talvez variando na textura, mas mantendo a cor. Por favor, evite estampas se você não souber o que está fazendo. É arriscado e ousado exige um bom gosto acima da média. Se quiser ousar, use apenas uma cor diferente, sem estampas. Atenção para não conflitar com o sofá – se for ousar, ouse só na poltrona ou só no sofá. É importante que você chame a atenção para uma só coisa, se essa for sua vontade.

Repare nos pés da sua poltrona, ela precisa conversar com algum item da sua sala. Se você usou inox na mesa, aqui seria um bom lugar pra ter o mesmo material. Se você tem peças de madeira, busque uma poltrona com pés de madeira. Isso te dá um ótimo ponto para começar.


O SEGREDO É MANTER A BASE NEUTRA

Em resumo, para uma boa sala, é interessante você investir em uma base neutra e partir para detalhes com cores ou brilhos. Os itens citados neste texto são os principais para criar a base para sua sala. Os detalhes podem estar nas almofadas, tapetes, luminárias, objetos de decoração, etc. Faremos um post especial para eles em breve com ótimas ideias para você criar a sua sala dos sonhos.

E claro, se você precisar de uma ajuda profissional, fique a vontade para aproveitar o nosso serviço de projeto de decoração online, onde você vai ver o seu ambiente totalmente pronto antes mesmo de comprar o primeira item, garantindo um investimento bem feito.

Até a próxima!

0 visualização

Acesse:

  • Casa U Arquitetura
  • Casa U Arquitetura
  • Casa U Arquitetura

CASA U ARQUITETURA LTDA.

CNPJ: 32.988.918/0001-87

Av. Nsa. Sra. dos Navegantes, 2000 - Serra, ES

(27) 9 8851 7525 | (27) 9 9849 5188

casauarquitetura@gmail.com

Casa U Arquitetura © Todos os direitos reservados